16 de fevereiro de 2009

Ah, é por isso que eles merecem nossa ajuda ....

14/02/2009

Meu querido banco

Quem nunca ficou p. da vida com seu banco levanta a mão!

Será que há alguém?

Outro dia fiquei bem triste com meu banco.

Quis saber se seria possível receber dólares por um eventual trabalho no exterior via meu banco. Poucos dólares, de um possível trabalho, vou logo avisando...

Entrei no site do banco, vi que o dólar naquele dia custava R$ 2,28 tanto para a compra quanto para a venda, mas não obtive mais informações sobre o tipo de operação que queria.

Por isso liguei para a gerente, que logo me explicou tudinho, usa-se um "invoice", deposita lá fora, cai na minha conta aqui dentro, eu declaro tudo e pago os impostos, tudo muito fácil e rápido e uma taxa de R$ 45 pela operação.

Ok, beleza. Só para conferir, perguntei: se a operação fosse realizada naquele dia, quanto daria o valor em Real?

Opa, a resposta da moça não bateu com a conta que eu havia feito em cima da cotação colhida no site do próprio banco.

Por quê?

Ah, explicou a gentil gerente, no site é apenas uma referência. Se você for fazer a operação o banco paga R$ 2,21 por dólar.

Ué, mas a cotação de mercado não é calculada justamente em cima do preço que vocês cobram? Vocês são o mercado!

Sim, mas não, é apenas uma referência. No site tem o preço de mercado, mas cada banco cobra um valor, explicou mais uma vez gentilmente a moça.

Ok, então vamos fazer de conta que eu quero comprar dólar, em vez de vender; quanto vocês cobram, perguntei certo de que faria um bom negócio comprando e não mais vendendo.

O banco, ouvi, cobra R$ 2,34.

Ou seja: o valor de mercado era de R$ 2,28 para compra ou venda, mas seu eu fosse vender, o banco pagaria menos, se fosse comprar, cobraria mais...

Ou seja 2: a cotação do mercado, ao qual o banco pertence, é "apenas uma referência", e o cliente comprando ou vendendo sai sempre perdendo...

É por essas e outras que o pessoal anda muito bravo com os bancos. 

Tá aqui.

Nenhum comentário: