21 de julho de 2008

Back to reality


Salve, salve, galerinha esperta que lê o blog da Xiguela. A Copa FPF é um evento esportivo criado pela Federação Paulista de Futebol visando um segundo semestre ativo aos times que não disputam outros campeonatos depois do paulista e que estão nas séries A1, A2 e A3. Assim se classificam para a Copa os 13 primeiros colocados na A1, os 11 primeiros da A2 e os 8 da A3, mas nada impede um clube de desistir, coisa que acontece com os grandes quase sempre e com o Oeste Paulista esse ano. Outros levam times B, Marília, Paulista e Bragantino, mas a maioria leva o time principal mesmo por que é uma chance de outro pra se classificar pro Brasileirão C ou pra Copa do Brasil do ano seguinte.
De fato é um campeonato pra clubes paulistas menores. Também é o motivo que me fez reativar a Dividida Xiguelense, por que se tem time paulista pequeno participando, além da Lusa, que esse ano pulou fora, Dividida Xiguelense Futebol, Paixão e Raça estará sempre presente.
Na Copa FPF os times são divididos em grupos pela região do estado em que se encontram. Claro que isso gera situações de distâncias não tão pequena, como o São José que terá quase sempre de sair do Vale pra disputar contra os times com DDD 11.
Dito isso, vamos aos grupos:
O Grupo 1 é composto pelos times das microregiões de São José do Rio Preto (América de Rio Preto, Rio Preto, Mirassol), Bauru (Noroeste), Marília (MAC), Lins (Linense), Adamantina (Osvaldo Cruz) e Birigüi (Penapolense).



O Grupo 2 é composto pelos times das microregiões de Araraquara (Ferroviária, Oeste), Ribeirão Preto (Comercial, Botafogo), Franca(Francana), Jaboticabal (Taquaritinga), Rio Claro (Rio Claro) e Catanduva (Catanduvense).



O Grupo 3 é composto pelos times das microregiões de Sorocaba (Atlético, São Bento, Ituano), Piracicaba (XV de Novembro), Mogi-mirim (Mogi-mirim, Itapirense), Campinas (Rio Branco) e Limeira (União São João).




O Grupo 4 é composto pelos times das microregiões de São Paulo (Juventus, Nacional, Santo André e SãoBernardo), São José dos Campos (São José), Guarulhos (Flamengo), Bragança Paulista (Bragantino) e Santos (Portuguesa Santista).




1ª Fase:
A primeira fase de confrontos teve início no último sábado, 19 de Julho, com partidas entre equipes de todos os grupos.
O Rio Preto, recém rebaixado no paulista, jogando em casa contra o terceirona Osvaldo Cruz conseguiu apenas um empate magro em 1 x 1. O Mirassol campeão do ineterior no Paulistão 2008 entrou em campo disposto e deu uma sapatada nervosa no MAC-b (o a disputa o Brasileirão C), 3 x 0 sem dó, goleada. O Linense, que também disputa o Brasileiro série C, conseguiu uma vitória pelo placar mínimo contra o Noroeste de Bauru, ta,mbém time b pelo mesmo motivo. Penapolense e América jogaram no domingão, dia 20, e o time da cidade da Sabrina do Pânico não deu chance pros americanos, dominou todo o jogo e despachou 4 x 1 mísero tento do riopretenses. Essa foi a rodada do grupo 1.
No grupo 2, um início quente, Come-Fogo, um dos maiores clássicos do interior, reuniu o cambaleante Comercial e o promovido Botafogo, jogo quente, com Botafogo dominando mas sem conseguir transformar a supremacia em gols, obtendo assim o magro resultado de 1 x 0 diante de sua torcida no Santa Cruz. No outro jogo Catanduvense e Rio Claro fizeram um jogo que deve ter sido terrível pros expectadores, e sem gols ainda por cima, em Catanduva. Fechando o sábado do grupo 2 a Ferroviária, com mando de jogo mas peleando em Taquaritinga (já que a Fonte Luminosa passa por reformas), conseguiu um 2 x 0 sobre o Oeste, num jogo com domínio da equipe grená nos 90 e tantos minutos, mas quem subiu 2 meses atrás pra A1 foi o time de Itápolis, footbal stuff. No Domingo, jogando fora e sem Elivélton (que não renovou), a Francana decepcionou os unespianos da terra do sapato, perdeu de 1 x 0 pro Taquaritinga, em Taquaritinga, e tomando sufoco, infelizmente.
Mogi-mirim e USJ de Araras, jogando em Jundiaí (punição pro Sapão), coms eus times reformulados, cheio de jovens, empataram em 2 x 2. No outro Derby da rodada, em Sorocaba o São Bento entrou em campo jogando todas as suas forças e dominando o jogo contra o Atlético, no entanto sofreu do emsmo mal do Botinha e não fez gols que pudessem garanti-lo, o Atlético levou pouco perigo nos seus ataques, mas marcou um tentozinho salvador, 1 x 0. Ainda no sábado o Nhô Quim saiu de Piracicaba pra vencer o Itapirense por 2 x 1, tendo dominado grande parte do jogo e tomado sufoco nos quinze (XV!) minutos finais. No dia 20 o Rio Branco não deu chance pro Ituano-b e fez cinco gols contra apenas o de honra do galo de Itu. Maior goleada da rodada.
No grupo da capital, baixada e vale, a Lusa santista e o Santo André-b ficaram no 0 x0, no Ulrico Mursa, em Santos e foi o único jogo do grupo 4 no sábado que ficará pra sempre conhecido como dia D(ercy). No domingo, aí sim, o Flamengo de Guarulhos assustou o São José dominando o jogo, obtendo a boa vitória por 3 x 1 contra Águia. São Bernardo e Nacional jogaram no ABC e ficaram no empate magro, 1 x 1. Fechando a primeira rodada, no marcelo Dtéfani, ali, eprtinhod a casa do Emo, em Bragança, o Braga-b apenas segurou o Juventus, baqueado pela queda pra A2 em 2009, no empate sem gols.
Com esses resultados os grupos ficaram como segue: Penapolense, Mirassole Linese, têm 3, Osvaldo Cruz e Rio Preto com 1, e sem nada por enquanto Noroeste, América e MAC.
Feroviária, Botafogo e Taquaritinga dividem o primeiro lugar no grupo 2, seguidos por Catanduvense e Rio Claro, deixando pra trás o Bafo de Ribeirão, Francana e Oeste.
Grupo 3, incrível, 3 times com 3, 2 com 1 e 3 com zero, que novidade... em ordem Rio Branco, Xv, Atlético, Mogi-mirim, União São João, Itapirense, São Bento e Ituano.
O grupo 4, dos empates, só tem uma equipe com 3 pontos, o Flamengo de Guarulhos, o resto divide a segunda colocação, deixando a gloriosa Águia do Vale sozinha entre a Serra do Mar e Mantiqueira sem nada pra comemorar.
O triste foi a constatação dos baixos públicos em quase todos os jogos, com jogos com menos de 50 pagantes, o clássico sorocabano com menos de 1500 torcedores, desse jeito os pequenos continuarão sofrentdo sem dinheiro, vamo apoiai, porra, quero ver francanada sempre avante, araraquarenses e piracicabanos idem, rumual títulos times!

Nenhum comentário: